EDUCAÇÃO INFANTIL
HABILIDADE: (EI03ET03) IDENTIFICAR E SELECIONAR FONTES DE INFORMAÇÕES PARA RESPONDER A QUESTÃO SOBRE A NATUREZA, SEUS FENÔMENOS, SUA CONSERVAÇÃO. DESCOBRINDO O CICLO E A MAGIA DO LÍQUIDO ESSENCIAL.
METODOLOGIA: VÍDEO SOBRE O TEMA. CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DO VÍDEO. EXPERIMENTOS E BRINCADEIRAS USANDO A ÁGUA: ESCAVAÇÃO NO GELO, CICLO DA ÁGUA NO ZIP LOCK, OBJETOS FLUTUANTES.
ATIVIDADES DESPLUGADAS:
-EXPERIMENTOS USANDO A ÁGUA
-BRINCADEIRAS USANDO ÁGUA EM DIVERSAS FORMAS: ESCAVAÇÃO NO GELO, CICLO DA ÁGUA NO ZIP LOCK, OBJETOS FLUTUANTES
1º ANO
HABILIDADES: (EF01CO04) RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.
METODOLOGIA: RODA DE CONVERSA: FAZER COM QUE O ALUNO COMPREENDA O CONCEITO DE INFORMAÇÃO, QUE UMA MESMA INFORMAÇÃO PODE SER DESCRITA DE DIVERSAS FORMAS ( UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL, IMAGENS, SONS, ETC). REPRESENTAR INFORMAÇÕES USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.
ATIVIDADES DESPLUGADAS:
-CÓDIGOS E EMOJIS
-CÓDIGO SECRETO
-TELEFONE SEM FIO
2° ANO
HABILIDADES: (EF02CO03) IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORÍTIMOS.
METODOLOGIA: LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDER QUE DIFERENTES MÁQUINAS
( COMPUTADORES, ROBÔS, ETC) EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÃO.
ATIVIDADES DESPLUGADAS:
-LABIRINTO ALGORÍTIMO: ENSINAR OS ALUNOS A SEGUIR UM ALGORÍTIMO EM UMA ATIVIDADE DE MOVIMENTO. CRIAR UM LABIRINTO NO CHÃO COM FITA ADESIVA. CADA UM DEVE SEGUIR UMA SEQUÊNCIA DE COMANDOS PARA CHEGAR AO FIM DO LABIRINTO ( ANDAR 1 PASSO PARA FRENTE, GIRAR À DIREITA, ETC.)
ATIVIDADES PLUGADAS:
- CODEMOJI
3° ANO
HABILIDADES: (EF03CO04) RELACIONAR O CONCEITO DE INFORMAÇÃO COM O DE DADOS.
METODOLOGIA: EXPLICAR PARA OS ALUNOS QUE PARA QUE UM COMPUTADOR POSSA ARMAZENAR, TRANSMITIR OU MANIPULAR UMA INFORMAÇÃO É PRECISO PROCESSÁ-LA E REPRESENTÁ-LA COMO UM CONJUNTO DE DADOS (SÍMBOLOS). DAR EXEMPLOS.
ATIVIDADES PLUGADAS:
4º ANO
HABILIDADES: (EF04CO07) DEMONSTRAR POSTURA ÉTICA NAS ATIVIDADES DE COLETA, TRANSFERÊNCIA, GUARDA E USO DE DADOS.
METODOLOGIA: VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE ÉTICA. RODA DE CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DO VÍDEO.
ATIVIDADES DESPLUGADAS:
TRABALHO EM GRUPO SOBRE DIFERENTES SITUAÇÕES ENVOLVENDO ÉTICA.
HABILIDADES: (EF05CO011) IDENTIFICAR A ADEQUAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
METODOLOGIA: LEVAR O ALUNO A COMPREENDER DIFERENTES NECESSIDADES DE USO DAS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS .
ATIVIDADES PLUGADAS:
-TRABALHO EM GRUPO SOBRE TECNOLOGIAS QUE AJUDAM NA EDUCAÇÃO.
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