segunda-feira, 17 de março de 2025

SEMANA DE 17 À 21/03

 EDUCAÇÃO INFANTIL

HABILIDADE: (EI03ET03)  IDENTIFICAR E SELECIONAR FONTES DE INFORMAÇÕES PARA RESPONDER A QUESTÃO SOBRE A NATUREZA, SEUS FENÔMENOS, SUA CONSERVAÇÃO. DESCOBRINDO O CICLO E A MAGIA DO LÍQUIDO ESSENCIAL.

METODOLOGIA: VÍDEO SOBRE O TEMA. CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DO VÍDEO. EXPERIMENTOS E BRINCADEIRAS USANDO A ÁGUA: ESCAVAÇÃO NO GELO, CICLO DA ÁGUA NO ZIP LOCK, OBJETOS FLUTUANTES.


ATIVIDADES DESPLUGADAS:

-EXPERIMENTOS USANDO A ÁGUA
-BRINCADEIRAS USANDO ÁGUA EM DIVERSAS FORMAS: ESCAVAÇÃO NO GELO, CICLO DA ÁGUA NO ZIP LOCK, OBJETOS FLUTUANTES

                                                        A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA





1º ANO

HABILIDADES: (EF01CO04) RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.

METODOLOGIA: RODA DE CONVERSA: FAZER COM QUE O ALUNO COMPREENDA O CONCEITO DE INFORMAÇÃO, QUE UMA MESMA INFORMAÇÃO PODE SER DESCRITA DE DIVERSAS FORMAS ( UTILIZANDO A LINGUAGEM ORAL, IMAGENS, SONS, ETC). REPRESENTAR INFORMAÇÕES USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.

ATIVIDADES DESPLUGADAS:

-CÓDIGOS E EMOJIS
-CÓDIGO SECRETO
-TELEFONE SEM FIO


2° ANO

HABILIDADES: (EF02CO03) IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORÍTIMOS.

METODOLOGIA: LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDER QUE DIFERENTES MÁQUINAS     
( COMPUTADORES, ROBÔS, ETC) EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÃO.

ATIVIDADES DESPLUGADAS:

-LABIRINTO ALGORÍTIMO: ENSINAR OS ALUNOS A SEGUIR UM ALGORÍTIMO EM UMA ATIVIDADE DE MOVIMENTO. CRIAR UM LABIRINTO  NO CHÃO COM FITA ADESIVA. CADA UM DEVE SEGUIR UMA SEQUÊNCIA DE COMANDOS PARA CHEGAR AO FIM DO LABIRINTO ( ANDAR 1 PASSO PARA FRENTE, GIRAR À DIREITA, ETC.)


ATIVIDADES PLUGADAS:



3° ANO 

HABILIDADES:  (EF03CO04) RELACIONAR O CONCEITO DE INFORMAÇÃO COM O DE DADOS.

METODOLOGIA: EXPLICAR PARA OS ALUNOS QUE PARA QUE UM COMPUTADOR POSSA ARMAZENAR, TRANSMITIR OU MANIPULAR UMA INFORMAÇÃO É PRECISO PROCESSÁ-LA E REPRESENTÁ-LA COMO UM CONJUNTO DE DADOS (SÍMBOLOS). DAR EXEMPLOS.

ATIVIDADES PLUGADAS:




4º ANO

HABILIDADES: (EF04CO07) DEMONSTRAR POSTURA ÉTICA NAS ATIVIDADES DE COLETA, TRANSFERÊNCIA, GUARDA E USO DE DADOS.

METODOLOGIA: VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE ÉTICA. RODA DE CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DO VÍDEO.

ATIVIDADES DESPLUGADAS:

TRABALHO EM GRUPO SOBRE DIFERENTES SITUAÇÕES ENVOLVENDO ÉTICA.


                                                                                ÉTICA


5° ANO

HABILIDADES:  (EF05CO011) IDENTIFICAR A ADEQUAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

METODOLOGIA: LEVAR O ALUNO A COMPREENDER DIFERENTES NECESSIDADES DE USO DAS TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS .

ATIVIDADES PLUGADAS:
 -TRABALHO EM GRUPO SOBRE TECNOLOGIAS QUE AJUDAM NA EDUCAÇÃO.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

site novo

  NOVO SITE DA TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO    TECNOLOGIA EDUCACIONAL CAROLINA G. FRANCO